Carregando

5 Anos a Olhar pelo Litoral


Veja o Video

O projeto Coastwatch



O Projeto Coastwtach Europe (PCW) teve a sua primeira edição, em Portugal, há 30 anos. A Escola Secundária de Camões aderiu a esta iniciativa há 5 anos, com alunos e professores como participantes. A Turma do Curso de TGPSI, a mesma onde nós que apresentamos este site ao concurso SiteStar nos incluímos, realizou a campanha no ano 2018/19 e a atual.

A nossa participação neste projeto de educação para a cidadania ambiental das zonas costeiras permitiu-nos, de uma forma ativa, realizar várias atividades. São estas atividades que pretendemos dar a conhecer ao público em geral, com a divulgação do site CoastWatch Camoniano, que apresentamos ao concurso SiteStar promovido pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Deco Jovem).

O PCW deu-nos a possibilidade de ver com olhos de ver os ambientes litorais, de realizar trabalho de campo em praias, de organizar e participar em seminários sobre o ambiente, de organizar exposições de trabalhos realizados para a comunidade escolar, entre outros.

Com os nossos produtos, mas também com os produtos dos colegas que desenvolveram trabalho no PCW apresentamos, este site, que igualmente nos possibilitou a aplicação de conteúdos técnicos da área do curso que frequentamos.

Com a sua divulgação online pretendemos conquistar mais voluntários para o PCW, como sejam: alunos de escolas, associações de cidadãos, pessoas individualmente, famílias, entre outros.

O ambiente é de todos!

O Projeto Coastwatch é para todos!

Educar para o ambiente é uma responsabilidade de todos os cidadãos!

Duarte, João, Nuno



O Projeto CoastWatch (PCW) é dinamizado em Portugal, desde 1989, pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

É o projeto de educação ambiental e de ciência cidadã mais antigo em Portugal, visando o desenvolvimento de competências de cidadania socioambiental participativa para as zonas costeiras.

O PCW teve a sua origem na Irlanda precisamente no mesmo ano em que se iniciou em Portugal, estendendo-se progressivamente a outros países ribeirinhos europeus. Chegou a alguns Estados brasileiros, em 2007, através de parceria entre o GEOTA e ONGs brasileiras - CoastWatch Expressão Lusófona.



Promover junto da população escolar, e outros participantes no projeto, competências de cidadania ativa e participativa, para a defesa e gestão sustentável dos recursos naturais e socioeconómicos das zonas costeiras.



As atividades iniciam-se com uma saída de campo a um sector do litoral para inquirição direta no local, registando-se os dados ambientais observados (quantitativos e qualitativos) no questionário tipo CoastWatch.

As observações são registadas a cada 500 metros de litoral, para o efeito o participante deverá ir munido de um questionário e do mapa do local.

Os dados ambientais recolhiods são inseridos numa plataforma online nacional existente na página da internet do CoastWatch.

Nas escolas os alunos podem fazer o tratamento dos dados recolhidos e apresentá-los através de posters e/ou outros meios de comunicação.

O objetivo da comunicação dos resultados é conseguir melhorar a informação do público.



Todas as pessoas que gostem de atividades de voluntariado (escolas, associações e pessoas singulares, entre outros) podem participar no projeto Coastwatch Portugal.

A inscrição para a partcipação no PCW faz-se em formulário disponível na página de internet CoastWatch.


Viagens

Visitas de estudo realizadas no âmbito do projeto

Paúl da Tornada | 2019

Esta reserva natural local foi o primeiro local a ser visitado no âmbito do projeto.

É uma zona húmida de interesse para a proteção da avifauna.



Lagoa de Óbidos | 2019

Local de realização do trabalho de campo, para recolha dos dados ambientais e registo no questionário CoastWatch.

Situa-se numa depressão pouco profunda, de contornos irregulares e muito instáveis junto ao mar. É separada do ambiente marinho por um cordão de dunas litorais.



São Martinho do Porto | 2020

Foi o local onde a Turma desenvolveu a campanha CoastWatch 2019/2020.

Trata-se de uma baía em forma elitica, que comunica com o mar por uma barra litoral.



Nazaré | 2020

Esta visita permitiu-nos conhecer o museu vivo do peixe seco e o centro de interpretação da onda da Nazaré.

A Nazaré é um estância turistica com tradição, tendo ganho notariadade com a "descoberta" da grande onda da Nazaré. McNamara foi o campeão mundial de surf que levou a Nazaré ao mundo.



Passeios na Natureza

Galeria

Fotografias das nossas visitas de estudo

Contacte-nos

Detalhes

Praça José Fontana, 1050-129 Lisboa

+351 21 319 0380

opessoaldacidadania@gmail.com

Parcerias

Parcerias no projeto. Arraste para ver mais.